Pirenopolinidade é o estado daquele que vive e é apaixonado pela cidade

 em Pirenopolinidade

Sobre a pirenopolinidade

A Pirenopolinidade nada mais é do que o jeito pirenopolino de ser. As características que fazem do morador de Pirenópolis um entusiasta da própria vida. Que resolve com bom humor os problemas simples do dia a dia.

Como dizemos nós goianos: Pirenópolis é bão demais da conta! Expressamos o orgulho de ser uma das mais antigas cidades de Goiás, fundada na época do ouro, temos história e cultura em cada cantinho de terra. Também pudera, são quase 300 anos.

Alguns de nós nunca vimos o mar, pouco importa isso quando se tem uma região com mais 100 cachoeiras, cada trilha e cada cascata tem seu nome e para cada nome um apelido. Os pirenopolinos não se reconhecem apenas pelo nome ou sobrenome de família. Se conhecem por filiação, apelido, endereço, ponto de referência e até pela idade do indivíduo. Afinal, por aqui o que faz o sujeito são as histórias que ele conta ou vivência.

Nosso jeito é do interior, mas somos tão sofisticados e versáteis como a rua que escolhemos pra receber nossos turistas: o nome é Rua do Rosário, o apelido é Rua do Lazer, não abrimos simplesmente a porta para o turista, fechamos o transito para que ele possa caminhar de mãos dadas com a família. Sente-se, a cidade é nossa!


Todo bom pirenopolino que se preze, tem que ser faixa preta em dois ou três assuntos.

Artesanato, prata, ouro, joias e quinquilharias. Entendemos de tudo um pouco, não aceitamos o asfalto de poucos centímetros cobrindo nossas ruas, ladrilhamos pedras quase impossíveis de remover, que expurgam a água sem acúmulos na época das águas e que não causa tanto calor na época da seca. Se você for gringo, não desista de seu idioma. Tem sempre um ou outro que fala inglês, espanhol, francês e etc. Pegar um pirenopolino desprevenido é difícil! O melhor é sorrir e receber de volta um sorriso maior.

Somos multiculturais e aqui nunca diferenciamos crenças, nossa opinião se baseia em nossa vivência, então vivemos de tudo um pouco. Fé e paganismo estão lado a lado em nossas festas. Então abrace essa bandeira e vá onde mais lhe interessa. Nossas ruas  são íngremes, pois gostamos de nos cercarmos de nós mesmos. Se estiver perdido em qualquer ponto da cidade, basta pegar uma ladeira abaixo que você vai chegar ao Rio das Almas. Simples né?

Então, turista, novo ou velho morador. Pirenopolinidade é respeitar e vivenciar uma cidade histórica e atual como a nossa, respirar ar puro e curtir as paisagens ilustradas com a fauna e flora do cerrado. É ter bom humor e responder a todos o bom dia, tarde ou noite sugeridos.


Pirenopolinidade é o estado daquele que vive e é apaixonado pela cidade
5 (100%)

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comente usando o Facebook.

Comentários sobre Pirenópolis Instagram Pirenópolis