Festa do Doce de Lagolândia 2017 – Povoado de Pirenópolis

 em Aconteceu em Pirenópolis

Festa do Doce de Lagolândia 2017 - Povoado de Pirenópolis

A Festa do Doce de Lagolândia é um evento religioso em homenagem ao Divino Pai Eterno, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Em 2017 o evento será realizada entre os dias 06 e 16 de julho, em Lagolândia, povoado da cidade de Pirenópolis.

A festa tem início com a novena na Igreja Imaculada Conceição, onde acontece durante 9 dias as missas e em seguida os fiéis vão para a barraca da família, que conta com leilões, apresentação musical, comidas variadas, fogueiras entre outras atrações.

O maior momento da Festa do Doce de Lagolândia 2017 é o banquete com doces caseiros produzidos pelos moradores do povoado e servidos nos dois últimos dias do evento. Para a produção dessas delícias, que começam no dia 01 de julho, o padre realiza uma cerimonia para abençoar as pessoas e os ingredientes que serão utilizados.

O banquete de doce é servido a todos os presentes logo após o almoço no sábado (15) e domingo (16). Muitas pessoas levam vasilhames para levar para casa as delícias produzidas pelos moradores do povoado.

No último dia de novena acontece o sorteio para escolher o imperador, rei e rainha do ano seguinte. São eles os responsáveis em comandar e formar equipes para selecionar as frutas e fazer os doces para o evento.

Lagolândia está a 37 km de Pirenópolis,  possui  cerca de 400 moradores e durante a Festa do Doce chega a receber 5 mil visitantes. Os moradores esperam e trabalham o ano todo para celebrarem este momento de fé e devoção.


Quando tudo começou?

A Festa do Doce de Lagolândia começou após iniciativa de Benedita Cipriano Gomes, mais conhecida como Santa Dica, personagem marcante da história do povoado de Pirenópolis e do Estado de Goiás no início do século passado.

Santa Dica é assim chamada porque ainda na adolescência se tornou curandeira e logo depois profetisa. Para a população local, as curas e profecias da Santa eram verdadeiros milagres.

Conhecida pelo espírito de liderança, Santa Dica dava orientações espirituais aos moradores e visitantes que a procuravam. Além da Festa do Doce, Santa Dica criou no povoado a Associação Feminina de Lagolândia e a praça Benedita Cipriano Gomes, que  se tornou o ponto de lazer da comunidade.

Festa do Doce de Lagolândia 2017

06 a 16 de Julho

Povoado de Lagolândia

Entrada Franca


Informações

Paroquia Santa Barbara – (62) 3331-1203

Saiba mais sobre os eventos realizados em Pirenópolis aqui

Texto e Publicação: Lara Lopes
Festa do Doce de Lagolândia 2017 – Povoado de Pirenópolis
4.8 (96.07%)

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comente usando o Facebook.

Comentários sobre Pirenópolis Instagram Pirenópolis