Festa da Capela 2017 – Povoado de Pirenópolis

 In Aconteceu em Pirenópolis

Festa da Capela 2017 - Povoado de Pirenópolis

A Festa da Capela 2017, festa em louvor a Nossa Senhora Santa Ana no povoado da Capela do Rio do Peixe acontece entre os dias 17 e 26 de Julho e reúne centenas de visitantes em busca de fé, devoção e também muita farra boa e diversão. Considerado um dos eventos mais esperados pelos moradores de Pirenópolis.

O evento tem início no dia 17 de julho, quando em procissão, saindo de Pirenópolis, os fiéis percorrem o trajeto sentido Capela do Rio do Peixe, chegando ao distrito na manhã do dia 18 de Julho. Todo percurso é acompanhado de rezas e músicas religiosas.

Durante o evento são vários acontecimentos que atraem os visitantes como missas, procissões, leilões, queima de fogos, levantamento de mastro, queima de fogueiras, barraquinhas, os animados acampamentos e claro o ranchão.

É no ranchão que todos dançam um forró agarradinho com muita desenvoltura. Mas nem só de forró “vive” o lugar, todos os estilos musicais são apreciados durante a noite. No ranchão as pessoas curtem, dançam, bebem, namoram  e se divertem a noite toda.

Os acampamentos são uma diversão à parte. Muitos moradores de Pirenópolis esperam o ano todo para festejar e acampar durante os 10 dias de festa. Há aqueles que chegam a ficar até 15 dias acampados. Acampamentos enormes são montados, onde as pessoas passam o dia todo se divertindo.

A maioria dos acampamentos tem boa estrutura e conta com energia elétrica e banheiros, mesmo assim há aqueles que preferem as águas frias do Rio Caxirí, que corta o povoado. Será que é para ajudar naquela ressaquinha do dia seguinte? 😜

Festa da Capela 2017 - Povoado de Pirenópolis


Para os que não curtem um acampamento, mas não querem ficar de fora da festança, é comum várias vans ficarem em Pirenópolis de prontidão para levar e buscar as pessoas que querem aproveitar a festa no povoado.

Há também os que vão e voltam todos os dias em seus carros, para esses o Agita dá uma dica muito importante: A estrada é bem sinuosa, então nada de beber e dirigir, ok?


Como chegar?

Siga pela estrada asfaltada GO-338 e quando chegar no Povoado da Placa, vire à direita, em uma estradinha de terra, por 8 km até chegar à Capela do Rio do Peixe.


Festa da Capela 2017
Festeiro: Rosevelt da Abadia Camargo Filho


17 a 25 de Julho – Novena  

  • 15:00  Terço da Rainha  realizado na casa ou acampamento da Rainha
  • 18:30 novena na Capela de Nossa Senhora Santa Ana
  • 19:30 Santa missa na Capela de Nossa Senhora Santa Ana
  • Em seguida os fiéis vão para a barraca da família na casa do festeiro.

26 de Julho – Quarta – Encerramento da Festa da Capela

  • 10:00 h Missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom João na Capela de Nossa Senhora Santa Ana.

* É proibido som automotivo durante às programações religiosas.


Curiosidades sobre Capela do Rio do Peixe

A Capela do Rio do Peixe é um povoado do município de Pirenópolis que fica a 37 km da cidade. Foi fundada no século XVIII, após a descoberta de ouro nessa região.

Sua população é de aproximadamente 300 pessoas, e a principal atividade econômica é a agropecuária. Tem como padroeira Nossa Senhora de Sant’Ana, que na cultura cristã era mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Todo dia 26 de cada mês é feito uma missa e leilão que são organizados pelos devotos da Santa Ana.

Neste local nasceu Zezé Di Camargo, famoso cantor de música sertaneja que faz dupla com seu irmão Luciano. Foi nessas terras que o diretor de cinema Breno Silveira, baseado na vida dos músicos Zezé Di Camargo & Luciano, gravou várias cenas do filme  “2 Filhos de Francisco”, visto por mais de 2 milhões de pessoas em todo o país.

Informações

Paróquia Santa Bárbara
Telefone: (62) 3331-1203

Acompanhe todos os eventos de Pirenópolis aqui

Texto e Publicação: Lara Lopes
Festa da Capela 2017 – Povoado de Pirenópolis
5 (100%)

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comente usando o Facebook.

Comentários sobre Pirenópolis Instagram Pirenópolis