Pirenópolis - Diariamente o melhor conteúdo rápido e fácil da cidade.

Atrativos Naturais de Pirenópolis

Cachoeira do Abade

cachoeira_do_abadeLocalizada a 12 km da cidade histórica, a Cachoeira do Abade fica dentro da Fazenda Cabaçais próxima as Minas do Abade. Possui queda livre de 21m, largo poço para nadar, e uma linda praia.

É uma das mais belas cachoeiras de Pirenópolis, ideal para a prática de rapel sendo bastante visitada para tais fins.

O acesso é seguindo pela Estrada dos Pireneus, contendo placas indicativas pelo caminho.


Cachoeira Paraíso

untitled-3Localizada a 30 km da cidade, a Cachoeira Paraíso fica na fazenda Araras, uma antiga região de extração de pedras. Possui um poço com águas cristalinas de aproximadamente 60m² e até 6 de profundidade.

A infraestrutura do local é uma das melhores, da recepção à cachoeira são apenas 120m de caminhada, tudo nivelado com as famosas pedras de Pirenópolis. Além de um restaurante e uma área de camping que serão inaugurados dia 03 de dezembro.

A cachoeira Paraíso descoberta a menos de um ano, tem o trajeto feito pela saída para Goianésia, pela GO 338. São 27 km de asfalto e 07 km de terra.


Cachoeira Araras

cochoeira_das_ararasSituada a 18 km do Centro de Pirenópolis, está localizada no Rio Dois Irmãos. Possui um poço com 90 metros quadrados, e queda de 7 metros de altura.

O local conta com ótima infraestrutura possui lago de pesca, acampamento, alojamentos, ranchos e restaurante. Na parte superior da cachoeira das araras encontra-se uma bela piscina natural.

O acesso é feito pela GO 338, saída para Goianésia com 15 km de asfalto, em seguida entrar a direita e seguir mais 3 km de estrada de terra. A trilha é de fácil acesso.


Cachoeira dos Dragões

cachoeira_do_dragaoLocalizada na região da Várzea do Lobo, fica a 40 km do Centro de Pirenópolis, o belo refúgio abriga 8 cachoeiras no percurso de 4,5 km de trilhas. Um lugar de extrema beleza e imensidão com formações de piscinas naturais.

A água é potável e cristalina, as trilhas possuem campos úmidos, veredas, cerrados e campos rupestres, uma mistura de mata ciliar e cerrado. Existe ainda um Mosteiro Budista no local.

O trajeto leva em média 4 horas de caminhada, aconselha-se o acompanhamento de um guia turístico, pois há o risco de se perder. Também é necessário levar alimentos, pois não há venda no local.


Cachoeiras Fazenda Bonsucesso

cachoeira_bom_sucessoLocalizada a 5 km do Centro de Pirenópolis, a fazenda abriga um complexo de seis cachoeiras, e piscinas naturais.

A primeira é a Cachoeira do Açude ideal para crianças. Entre as seis as mais visitadas são Landi, Bonsucesso, Lagoa Azul sendo necessário para se chegar a Lagoa Azul subir 1.500 metros pelas trilhas. A Cachoeira Bonsucesso é indicada para prática de rapel, pois tem 25m de queda e 7m de profundidade. Completando esse complexo segue a Cachoeira Palmito e Cachoeira Pedreiras.

No caminho se passa por trilhas centenárias, remanescentes da época do ciclo do ouro.


Cachoeiras da Fazenda Meia Lua

meia_luaSituada a 5 km do Centro de Pirenópolis, a Fazenda Meia Lua está localizada aos pés da Serra dos Pireneus. A fazenda abriga duas belas cachoeiras a Cachoeira Meia Lua e a Cachoeira Fumaça.

São mais de 200 metros de corredeiras, diversas trilhas recentemente calçadas, proporcionando conforto e comodidade. O local possui boa infraestrutura com vestuários, banheiro, e lanchonete.

Para visitação é necessário procurar o Camping Sombra da Mata, localizado nas pedreiras, o acesso é seguindo pela Estrada dos Pireneus.


Cachoeira Santa Maria e Lázaro

santa_maria_e_lazaroÓtima para levar as crianças, a cachoeira Santa Maria fica à apenas 10 minutos de distância da cidade passando por uma trilha de fácil acesso.

Com 8 metros de queda e rodeada por uma praia de areia branca, é um ótimo destino para uma tarde em família, tranquila e sem correnteza, é perfeita para um bom mergulho.

A cachoeira conta com ponto de apoio para os visitantes com banheiros, lanchonete, estacionamento e salva vidas nos fins de semana e feriados.


Santuário das Araras – Cachoeira do Rosário

cachoreira_do_rosarioSituada a 34 km do Centro de Pirenópolis, com seus aproximados 42 metros de altura a Cachoeira do Rosário, é bastante procurada por praticantes de rapel devido á inclinação e a altura do lugar o rapel é negativo, ou seja, a descida é sem apoiar os pés.

Sua trilha é acessível, e leva em média 1 hora de caminhada. É conhecida como o melhor lugar de Pirenópolis para a prática de cachoeirismo, principal atrativo do Santuário das Araras.

O espaço possui mirante, gruta, estacionamento, camping, piscina de pedras, banheiro, centro de visitantes, redários com bela vista e almoço caipira feito no fogão a lenha. O acesso é pela GO 338 saída para Goianésia, são 25 km de asfalto seguindo as placas indicativas, segue mais 9 km de estrada de terra.


Parque Estadual da Serra dos Pireneus

parque_dos_pireneusO parque foi criado em 1987, com o objetivo de preservar a fauna, a flora e as varias mananciais existentes na região. Localizado a 18 km da cidade de Pirenópolis e a 1.385 metros de altitude é uma unidade de conservação com mais de três mil hectares.

A região é coberta de vegetação de cerrado, sendo a maioria o cerrado rupestre. São nascentes, mirantes, cachoeiras, formações geológicas, veredas, trilhas e campos de altitude. Pode-se notar variados tipos de vegetação como buritizais, matas ciliares e florestas de galerias.

Não é cobrada taxa para visitação, o Parque Estadual Serra dos Pireneus é um local ideal para praticar esportes em meio à natureza.

Para chegar, deverá seguir pela Estrada dos Pireneus saída leste, contendo trecho de 17 km de estrada de terra. Aconselha-se que os visitantes estejam acompanhados de um guia turístico.

Desenvolvido com carinho pela AWEB | Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil Creative Commons

error: ;)