Cachoeira do Abade

cachoeira_do_abadeLocalizada a 16 km de distância do centro histórico, sendo 11 km em estrada de terra, a Cachoeira do Abade fica dentro da Fazenda Cabaçais, nas Lavras do Abade. Possui queda de 22 metros, largo poço para nadar, e uma linda praia.

É uma das mais belas cachoeiras de Pirenópolis! Ideal para a prática de rapel, sendo bastante visitada para tais fins.

No local, há opção para 2 trilhas: a Trilha da Cachoeira, com uma caminhada total de 400 m, toda calçada, que leva á principal cachoeira da reserva e também dá acesso ao cânion; e a Trilha do Vale, uma trilha mais longa, de 2,5 km, parte calçada e parte sobre pedras, onde se visita 4 cachoeiras e diversos mirantes, com lindas paisagens. Destaque para uma ponte de cabo de aço, de 50 metros de extensão.

O acesso é feito pela estrada que leva ao Parque Estadual da Serra dos Pireneus, contendo placas indicativas pelo caminho.


Cachoeira Paraíso

untitled-3Localizada a 30 km da cidade, a Cachoeira Paraíso fica na fazenda Araras, uma antiga região de extração de pedras. Possui 2 cachoeiras, seis piscinas naturais, área de camping, restaurante, vários banheiros e duchas em pontos estratégicos e estacionamento.

Suas principais vias de acesso são calçadas com as famosas pedras de Pirenópolis e adaptadas para cadeirantes. Apenas 120 m de caminhada te separam da recepção à cachoeira principal, cujo poço tem cerca de 60 m² e possui pontos em que a profundidade chega a 6 m. Um dos maiores atrativos é a pureza da água, completamente cristalina.

A Cachoeira Paraíso, descoberta a menos de um ano, tem o trajeto feito pela GO 338, saída para Goianésia. São 27 km de asfalto e 7 km de terra.


Cachoeira Araras

cochoeira_das_ararasSituada a 18 km do Centro de Pirenópolis, está localizada na Fazenda Araras. Possui um poço com 90 metros quadrados, e queda de 7 metros de altura. Na parte superior da cachoeira, encontra-se uma bela piscina natural.

O local dispõe de ótima infraestrutura. Conta com lago de pesca, acampamento, alojamentos, ranchos e restaurante (abre aos finais de semana e feriados). É permitido fazer churrasco e levar animais.

O acesso é feito pela GO-338, saída para Goianésia, com 15 km de asfalto. Em seguida, entrar à direita e percorrer mais 3 km de estrada de terra.


Cachoeira dos Dragões

cachoeira_do_dragaoDistante 40 km de Pirenópolis, está localizada num Mosteiro Budista, na região da Várzea do Lobo. Um lugar de extrema beleza e imensidão, com formações de piscinas naturais.

O belo refúgio abriga 8 cachoeiras, cujo acesso se dá por uma trilha circular de 4,5 km. O trajeto leva, em média, 4 horas de caminhada, percorrendo campos úmidos, veredas, cerrados e campos rupestres, uma mistura de mata ciliar e cerrado. Todas as cachoeiras possuem local para banho e água potável e cristalina. É necessário levar alimentos, pois não há venda no local.

O acesso se dá pela GO-338, saída para Goianésia. São 25 km de asfalto e 15 km de estrada de chão.


Cachoeiras Fazenda Bonsucesso

cachoeira_bom_sucessoLocalizada a 5 km do Centro de Pirenópolis, a fazenda homônima abriga um complexo de 6 cachoeiras, e piscinas naturais, ao longo do Ribeirão Soberbo, afluente do Rio das Almas.

A primeira é a Cachoeira do Açude, ideal para crianças. Entre as seis, as mais visitadas são: Landi, Bonsucesso e Lagoa Azul. Para se chegar à Lagoa Azul, é necessário subir 1.500 metros pela trilha. A Cachoeira Bonsucesso é indicada para a prática de rapel, pois tem 12 m de queda e 7 m de profundidade. Para completar, a Cachoeira Palmito e a Cachoeira Pedreira.

Outra atração do lugar é o trecho da Estrada Real, toda calçada de pedra, remanescente da época do ciclo do ouro.

A Fazenda possui boa infraestrutura. Conta com restaurante, lanchonete, loja de artesanato.

A saída é sentido norte, passando pelo bairro Alto do Carmo. Têm placas de sinalização por todo o trajeto e a estrada é boa.


Cachoeira Meia Lua

meia_luaEstá localizada a apenas 5 km do Centro de Pirenópolis, na Fazenda Meia Lua, aos pés da Serra dos Pireneus.

São mais de 200 metros de corredeiras, diversas quedas e ótimos poços para banho. As trilhas são calçadas, proporcionando conforto e comodidade. O local possui boa infraestrutura com vestuários, banheiro, e lanchonete.

É uma cachoeira de fácil acesso. Basta seguir pelo bairro Alto do Bonfim, até a estrada de acesso para o Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Ainda no asfalto, vira à esquerda (na placa), sentido ao Camping Sombra da Mata.


Reserva Ecológica Vargem Grande – Cachoeira Santa Maria e Cachoeira do Lázaro

santa_maria_e_lazaro

A Reserva, que conserva uma extensa área de cerrado, campos, várzeas e matas, fica a apenas 11 km da cidade de Pirenópolis. Possui 2 belíssimas cachoeiras: Santa Maria e Lázaro.

Caminha-se 500 m, em trilha plana e calçada, para acessar à Cachoeira Santa Maria. Com 8 metros de queda e rodeada por uma praia de areia branca, é ótima para levar crianças. Por ser de fácil acesso, também é apropriada para idosos ou pessoas com dificuldade de caminhar.

Para chegar à Cachoeira do Lázaro, percorre-se uma trilha de 1300 m, de dificuldade média, toda calçada em pedras de Pirenópolis.

O local possui 2 lanchonetes, banheiros, artesanatos, estacionamento com segurança (guarda-carros) e salva-vidas (aos finais de semana e feriados).

O caminho é pela Estrada dos Pireneus, primeira entrada à esquerda, após passar pelo Mirante do Ventilador.


Cachoeira do Rosário

cachoreira_do_rosarioSituada a 35 km do Centro de Pirenópolis, com seus aproximados 42 metros de altura, a Cachoeira do Rosário é bastante procurada por praticantes de rapel. Devido à inclinação e à altura do lugar, o rapel é negativo, ou seja, a descida é sem apoiar os pés. Sua trilha é acessível e leva, em média, 1 hora de caminhada. A cachoeira ainda forma piscina natural, perfeita para banhos.

O espaço possui mirante, gruta, estacionamento, camping, cânions, piscina de pedras, banheiro, centro de visitantes, redários com bela vista e almoço caipira feito no fogão a lenha (aos finais de semana).

O acesso é pela GO-338, saída para Goianésia. São 25 km de asfalto, seguindo as placas indicativas. Depois, entra à direita e percorre mais 9 km de estrada de terra.


Parque Estadual da Serra dos Pireneus

Serra dos PireneusTambém conhecido como Parque dos Pireneus, está localizado entre os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás. Foi criado em 1987, com o objetivo de preservar a fauna, a flora e as várias mananciais existentes na região. Possui uma área de 2.833,26 ha, com perímetro de 28.118,6 m, e fica a 20 km da cidade de Pirenópolis.

O Parque tem como principais características as formações rochosas em arenitos e quartzitos.

A região é coberta de vegetação de cerrado, sendo, a maioria, o cerrado rupestre. São nascentes, mirantes, cachoeiras, formações geológicas, veredas, trilhas e campos de altitude. Pode-se notar variados tipos de vegetação, como buritizais, matas ciliares e de galerias.

O Parque Estadual da Serra dos Pireneus é um local ideal para praticar esportes em meio à natureza.

O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região e um dos locais mais visitados, possui 1.385 metros de altitude.

Não é cobrada taxa para visitação.

Para chegar, deverá seguir pela Estrada dos Pireneus, contendo trecho de 17 km de estrada de terra. Aconselha-se que os visitantes estejam acompanhados de um guia turístico, pois não há placas indicativas e nem trilhas demarcadas para os mais belos recantos deste parque.