BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis.

 em Agenda de Pirenópolis, Destaque 5, Meio Ambiente em Pirenópolis

BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis

Será inaugurado no Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) o curso BioFLORESTA, que tem como tema para este ano: Caminhos para uma nova agricultura.

O objetivo do projeto é  apresentar e compartilhar a importância de buscarmos uma agricultura que reflita a biodiversidade tropical, utilizando a observação de sistemas naturais, a sistematização dos princípios da ecologia, os conhecimentos agronômicos e aplicando os princípios da Permacultura.

Durante o BioFLORESTA, os participantes aprenderão o manejo ecológico dos solos; adubação; importância da matéria orgânica; como pensar o design de um plantio; executar um plantio agroflorestal; manejar um sistema agroflorestal já estabelecido; fazer uma avaliação financeira da área plantada e a importância das Plantas Alimentícias Não- Convencionais – PANCS.

Também será abordado a inclusão de animais no sistema de abate de aves; criação de abelhas nativas sem ferrão; manutenção básica e manejo seguro das ferramentas utilizadas. Tudo isso completando com a teoria necessária para ter um entendimento completo da experiência.

Todas técnicas de agricultura estarão em sintonia com a sabedoria da floresta, conhecida por povos tradicionais indígenas desde anos imemoráveis, com uma abordagem moderna e que atenda às necessidades reais de produção de alimentos.

Educadores

 

EDUCADOR PEDRO FARIA LOPES - BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis.

PEDRO FARIA LOPES

Engenheiro Florestal formado pela Universidade de Brasília, em 2014. Conheceu a Permacultura e Agrofloresta em 2009, ao se integrar em um coletivo de estudantes que pesquisava Agroecologia – o TUPÃ.

Pedro participou de cursos Brasil afora dentro da temática da Agrofloresta, Agroecologia e Agricultura Sintrópica. Em 2009 conheceu o agricultor e pesquisador Ernst Götsch, estudioso de Sistemas Agroflorestais e criador da Agricultura Sintrópica.

Desde então vem estudando e aplicando os princípios aprendidos. No ano de 2017 teve a oportunidade de acompanhar Ernst em um curso que aconteceu no distrito de Namaacha, em Moçambique, África.

EDUCADOR TIAGO RUPRECHT - BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis.

TIAGO RUPRECHT

Nascido em Santos, SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Bioconstrução e Permacultura pelo IPEC em 2001 e 2003. Conta com mais de 10 anos de experiência na área de BioConstrução, Saneamento Ecológico, com ênfase em Permacultura e Sistemas Sustentáveis.

Durante 7 anos no México (2005 a 2012), desenvolveu e implantou diversos projetos de bioconstruções, saneamento ecológico e permacultura de variadas abrangências (sociais, empresariais e principalmente educacionais). De volta ao Brasil, trouxe tecnologias, métodos e conceitos que absorveu durante este período no exterior.

Atuou recentemente como servidor Celetista da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no Projeto Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, onde é responsável técnico pelo projeto e implantação das obras de Saneamento Ecológico na Comunidade Caiçara da Praia do Sono, em Paraty.

Hoje é especialista em desenvolvimento de projetos técnicos e faz parte da equipe residente de instrutores do Ecocentro IPEC.

 

EDUCADOR TOMAZ AHAU - BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis.

TOMAZ AHAU

Empresário, artista plástico autodidata, empreendedor social e permacultor pelo IPEC desde 2002. Com experiência prática em bioconstrução, agroecologia e design de ecovilas, hoje atua como presidente da ong IPEC, onde coordena projetos sociais. Também é co-fundador dos espaços Jacutinga Centro Cultural, Casa dos Holons, além de fundador do Instituto 13 Luas, em São Paulo.

Na Casa dos Holons, desenvolveu o projeto inovador do primeiro Laboratório de Permacultura do Brasil, de onde surgiram as ‘’taipas urbanas (bioconstrução com resíduos)’’  e o programa de Biocapacitação, curso modular que inclui um conjunto de práticas integradas para a sustentabilidade.

O Ecocentro

O Ecocentro IPEC é um núcleo de atividades empreendedoras que demonstra, desde 1999, as soluções para o empreendedorismo sustentável. A metodologia de ensino aplicada é muito simples e prática, adaptada a qualquer tipo de público. Permite a descoberta e observação de uma área em constante recuperação ambiental.

Curso BioFLORESTA

Data: 10 a 14 de fevereiro
Local:  Ecocentro IPEC
Contato: (62) 9909-1512
Ingressos Disponíveis

 

Se você for morador de Pirenópolis, solicite o desconto na compra do seu ingresso! Não esqueça de dizer que o Agita que deu essa dica.

 

BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis.
Gostou dessa publicação?

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comente usando o Facebook.