8° Slow Filme – Cinema e Gastronomia em Pirenópolis

 em Agenda de Pirenópolis, Destaque 5, Slow Filme

8º Slow Filme - Cinema e Gastronomia em Pirenópolis

O 8º Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local será realizado entre os dias 14 e 17 de Setembro no Cine Pireneus.

É o único festival no Brasil com a proposta de aliar a exibição de filmes inéditos à conscientização gastronômica através da arte.

O 8º Slow Filme  faz parceria com o Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis. Os dois eventos visam promover maior apreciação da comida, melhorando a qualidade das refeições e valorizando o produto, produtor e o meio ambiente. São quatro dias de exibição de filmes, palestras, oficinas e degustações com especialistas.

Esta edição o evento traz como tema  “A Cozinha dos Refugiados”, exibindo títulos que revelam como a intolerância separa e como a comida é capaz de unir os povos. Através da gastronomia, os filmes re-constroem trajetórias de vida de indivíduos e nações. Na programação, vários convidados de diferentes países apresentarão a importância da gastronomia na adaptação dos refugiados, na relação social e cultural, tendo ela um papel muito importante para a sobrevivência econômica.

Serão exibidas três produções cinematográficas da Espanha, país escolhido para ser homenageado. Com o apoio da Embaixada da Espanha, os filmes serão seguidos por degustações de sidras bascas, bebida alcoólica preparada com suco fermentado de maçã, especialidade do país.

Em 2017 o 8º Slow Filme não recebeu patrocínio como nas edições anteriores. Os organizadores estão contando com o apoio de comerciantes locais e de algumas parcerias que estão sendo firmadas. Também foi criado um financiamento coletivo online através do site Vakinha para arrecadar doações.

O SLOW FILME é uma realização da Objeto Sim Projetos Culturais, produtora cultural sediada em Brasília. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Pirenópolis e parcerias com a Pousada Tajupá, Divina Pousada; Templários; Abacateiro e Arvoredo. Curadoria do cineasta e crítico Sérgio Moriconi.

União entre cinema e gastronomia, o evento apresenta de forma consciente e sustentável este estilo de vida que é o  Slow Food e traz em sua programação excelentes filmes em sua maioria inéditos no Brasil e premiados em grandes festivais

8° Slow Filme – Cinema e Gastronomia em Pirenópolis

14 a 18 de Setembro
Cine Pireneus
Entrada Franca

 

Texto e Publicação: Aurea Montero
8° Slow Filme – Cinema e Gastronomia em Pirenópolis
4 (80%)

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comentários sobre Pirenópolis Instagram Pirenópolis